Sunday, October 18, 2009

Ainda o Rebuliço

Parece que a agitação que se tem verificado nas águas do Fantástico não é tão passageira como se poderia à primeira vista temer.

Este último semestre de 2009 tem já uma agenda fantástica muito preenchida, com O Fantástico em debate já no próximo dia 27 de Outubro, no auditório Maestro Frederico de Freitas em Lisboa.

Mas ainda antes disso, vai-se realizar a primeira de uma série de Tertúlias organizadas pela Simetria - Associação Portuguesa de Ficção Científica e Fantástico, no IST-Taguspark, na sala 0.32. Realiza-se já nesta segunda-feira às 19h00 e tem como título "Os Direitos das Inteligências Artificiais". Para além desta, realizar-se-ão ainda este ano outras duas, no mesmo sítio e à mesma hora, nos dias 16 de Novembro e 14 de Dezembro.
Ainda fruto do acordo celebrado entre a Simetria e o Instituto Superior Técnico, vai-se realizar uma feira de livros usados de FC&F, no campus do IST-Taguspark de 14 a 16 de Dezembro de 2009. [Segundo o blog oficial da Simetria, "A Feira do Livro ainda carece de uma autorização final para a sua realização", que esperam obter brevemente.]

E por esta altura deveria estar para acontecer o já clássico Fórum Fantástico, mas foi anunciado o interregno deste evento que, por razões já explicadas aqui, voltará apenas em 2010. Mas o Rogério Ribeiro, um dos nomes a quem mais o Fantástico luso como o conhecemos hoje deve, já meteu mãos às obras e garante-nos que não nos vai deixar desocupados - nos sábados 21 e 28 o Conversas Imaginárias, um conjunto de apresentações e debates, tomará lugar na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro. O Rogério promete-nos um evento inteiramente virado para participantes nacionais, com um dos sábados dedicado ao cinema e à concept art, e o outro à literatura e banda desenhada.


Mas como sem produção não há mercado, passemos então a novos desafios e concursos, que também surgiram nesta última semana.

Pela Saída de Emergência, foram finalmente abertas as submissões ao Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead para Doenças Excêntricas e Desacreditadas. Há muito que este tinha sido anunciado no site, mas apenas agora foi divulgado o regulamento do desafio. A editora, aproveitando a tradução para português da obra The Thackery T. Lambshead Pocket Guide to Eccentric & Discredited Diseases, onde podemos encontrar contribuições de autores como Neil Gaiman e Michael Moorcock, China Miéville e Alan Moore, lançou "o apelo a todos os médicos literatos de língua portuguesa para que submetam os casos mais excêntricos com que tenham tido que lidar na sua prática do dia-a-dia, por muito desacreditados que a medicina tradicional os tenha decretado", que figurarão no Almanaque junto de tão prestigiados autores. As submissões devem pautar-se, como é óbvio, "para além da maior competência clínica", por uma "irrepreensível utilização da língua portuguesa ao serviço de uma imaginação transbordante, original e satírica".

Não menos importante, ainda que acessível apenas a alunos, docentes e funcionários não docentes do Instituto Superior Técnico, é o Concurso Mini-Contos IST lançado pela Simetria, aberto a submissões com não mais de 150 palavras até dia 30 de Novembro.


Para terminar, referir a Colecção Мир, que será lançada pela Antagonista Editora já no primeiro trimestre de 2010.
Ficaremos todos de olho nesta nova colecção de Ficção Científica e Terror Fantástico.

;)

7 comments:

Leto of the Crows - Carina Portugal said...

Tudo é que é feito é no Taguspark, e e vão fazer um concurso de contos, depois de eu já ter saído desse tal instituto...

Eu sempre soube que o IST não gostava de mim... --'

Francisco Norega said...

Oooh =( Manda um mail à Simetria a perguntar se não aceitam submissões de antigos alunos :P

**

Leto of the Crows - Carina Portugal said...

Não mando nada... ainda me degolam por ter trocado o IST pela FCUL xD

E só agora é que reparo que dei uns quantos erros no outro comentário... Bah! ainda devia estar a dormir.

anita said...

"Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead para Doenças Excêntricas e Desacreditadas"

Humm... parece muito (muito!) interessante... ^^

Francisco Norega said...

Leto,
Podes crer que estavas!!! xD

anita,
Parece mesmo! Ainda mais com Gaiman e tudo =) Não é concurso para mim, mas vou com certeza comprar a antologia!

mileneandreia said...

Yaaa, temos de combinar agora na latada! A Marta vem para cá na sexta.
Até te queria fazer um comentário ao post mas ainda agora tanto desde a José Falcão à Baixa (ir e vir) -.- que não me sinto capaz de qualquer esforço, nem intelectual xD

mileneandreia said...

Sabes o que digo? De 22 a 27 é a Latada o resto é conversa xD Opa só para veres como sao as coisas tinha agora tres horas de aula e so fui das 8h ás 9h para vir comentar o teu blog xD (pronto, foi também porque o prof passou a aula a ensinar nos sons de animais que eram diferentes de país para país e em português eramos nós que interpretávamos, isto numa aula de direito constitucional)