Tuesday, September 1, 2009

[Taizé] God is Too Big To Fit In One Religion

Dia 1

Estou na Igreja de Taizé. Os sinos tocam, anunciando as 8h15. Pela primeira vez em muitos anos, estou numa Igreja de livre vontade, e a apreciar o momento.
Por diversas vezes se tentou unir as várias religiões num clima de paz, a maior parte das vezes de forma infrutífera. Aqui, no entanto, não há lugar para religiões nem para as suas divergências. Aqui, católicos, ortodoxos e protestantes convivem num clima de total harmonia e comunhão (infelizmente não se vêem muçulmanos, judeus, hindus, budistas ou taoístas) - aliás, não é preciso sequer acreditar-se em Deus para aqui se estar. O que está em causa, na minha opinião, é o nosso bem estar e aperfeiçoamento interior - e se isso passar por Deus, excelente, mas se não passar, muito bem na mesma.
Sim, há uma forte base cristã na comunidade de Taizé - como se pode ver nas orações, que giram todas à volta de Jesus Cristo e d' O Senhor -, mas penso que isso não constitui um ponto contra Taizé nem um empecilho a crentes de outras religiões. Afinal, a mensagem primordial é a mesma, de paz e amor, fale-se de Jesus, Moisés, Siddaharta ou Maomé.



Day 1

I'm at the Church. The bells ring, telling us it's 8h15. For the first time in many years, I'm in a church at my own free will, and enjoying my time.
Many times people tried to gather different religions in an atmosphere of peace, and most of the times they failed. But here there's no room for religious differences. Here, catholics, orthodoxes e protestants live in harmony and communion (unfortunately, I saw no muslims, jews, budists, hindus or taoists) - it's not even essential that you believe in God to stay here. As I see it, we are just talking about our well being and searching for inner growth - and if you need God, excellent, but if you don't, excellent as well.
Yes, there's a strong christian basis in the Taizé community - as can be seen in the prayers which are all about Jesus and The Lord - but I think that that's neither a weakness against Taizé nor an obstacle to other beliefs. After all, the original message is the same, a message of peace and love, whether we talk about Jesus, Moses, Siddharta or Muhammad.

18 comments:

Marcelo said...

Nossa, não sabia que haviam outros por aí a fora com pensamentso tão unicos assim de liberadde e tal... Anarquia, Comunismo, é raro ver alguem com tão pouca idade pensar tais coisas ligadas à política e entender oque estou escrevendo. hahahha. Quase ninguem fala português nos blogs. Gostei da sua visão política e interesses; se quiser dar uma olhada no meu blog também agradeço. Tem algumas coisas em comum principalmente a filosofia anarco-comunista.

Francisco Norega said...

Boas, LöGaN.
Obrigado desde já pela visita, e pelo comentário. Digo o que penso, embora às vezes não pense no que digo. É bom saber que alguém concorda com algumas das minhas ideias :)


Abraço.

Alex said...

Pra começar digo que a t-shirt tinha um erro -.-

e digo apenas Taizé:
"Tudo ao molhe e fé em Deus"
Literalmente

Francisco Norega said...

Ahahah
Tudo ao molhe e fé em Deus, acho que concordo xD

E sim, mas o que interessa é a intenção xD

anita said...

=)*

É bom ver que ainda há tempo(s) e espaço(s) que conseguem revelar-nos a mais difícil das crenças: a crença no valor do ser humano como pleno de respeito, liberdade e amor... =)

Z de Zé said...

Concordo plenamente co Alexandre, tudo ao molho e fé em Deus. Mas tudo ao molhe cantando em altos berros musica pimba, na portuese party, no Oyake xD

Francisco Norega said...

Meu deus, essa noite xD Mas a última portuguese party foi muito fixe :P

Marttokas said...

"Una sardina!"

Unknown said...

yhea the atmosphere of taizé is unique

Francisco Norega said...

Yes it is, indeed. :)

Marta said...

Francisco.. me encantó leer tu articulo.. porque representa perfectamente lo vivido en Taizé.
yo he ido 5 veces a Taizé y cuando he vuelto a Madrid nunca he sabido expresar la experiencia de la semana y tu en este articulo lo has explicado fenomenal.
Escribes muy bien.
Un beso y abrazo desde Madrid!
Pd: espero que lo entiendas!
Marta!

Francisco Norega said...

Marta,
Obrigado pelo comentário :)
No próximo ano ver-nos-emos em Taizé, então, ou talvez vá a Madrir antes!
Beijos de Coimbra :P
(Sim, entendi tudo :D)

Catarina Rodrigues said...

Taizé é indescritível. Por mais linhas que tu ou que qualquer pessoa escreva, será sempre impossível para os outros imaginar ou sentir o que é viver Taizé. Sim, é "tudo ao molho e fé em Deus" xD mas é também um mundo de sonho para quem acredita na união, respeito e amizade entre povos, crenças e culturas. Sim, todos acreditam em Deus. Mas cada um tem a sua percepção do mesmo, e foi isso essencialmente que me fez apaixonar por Taizé: perceber que existe mais gente com uma visão diferente de Deus daquela que muitas vezes a religião nos impõe.
E fiz muitos amigos que jamais esquecerei, tu incluído.

Escreves muito bem e o teu diário está fantástico =D

beijinhos

Francisco Norega said...

É exactamente isso :) E sim, todos acreditam em Deus, mesmo que a sua forma de acreditar em Deus seja não acreditar em Deus, mas neles próprios ;)

Acho que todos nós fizemos amigos que jamais esqueceremos
beijinhos

João Pereira said...

Taizé foi das melhores, se não a melhor, semana que tive.. maneiras diferentes de pensar, liberdade, novas culturas, novas pessoas. isto para quem vivia adormecido na rotina foi o melhor que podia ter acontecido. ao ler o teu texto deu-me uma grande nostalgia :P
Gostei do teu blog! muito bom!

Francisco Norega said...

Obrigado pelo comentário, João!

Foi, realmente, tudo isso e muito mais! Uma experiência a repetir, certamente.

João Pereira said...

Podes ter a certeza que vou repetir. fui á 2 anos no verão agora vou na páscoa, dizem que é outro ambiemte.. Foste em que altura?

Francisco Norega said...

Fui no final do Verão-