Sunday, October 4, 2009

[Eleições] Parte 1 - Prognósticos só depois do jogo

Se há coisa engraçada nas noites de eleições é que todos os partidos vencem, aconteça o que acontecer (vá, menos o PSD, neste caso). O PS porque ganhou as eleições, o Bloco porque subiu 50% e duplicou os deputados no Parlamento, o CDS porque passou a terceira força política e a CDU porque ganha sempre.

Na minha opinião, e se é que há alguma coisa a acrescentar depois de já toda a gente ter comentado as legislativas relativamente a vencedores e derrotados, o único e grande vencedor foi o CDS. E com grande mérito. Estão de parabéns por toda a sua campanha, com um excelente marketing político. Com pouco fizeram muito, colocando as perguntas certas e atraindo muita gente. Se concordo com as ideias deles? Não, mas tenho de lhes tirar o meu chapéu.
O PS? Perdeu, porque perdeu a maioria absoluta e porque ganhou as eleições não só mas também graças ao receio de muitos de que a Manuela fosse tomar conta do país.
O BE perdeu também, na minha opinião. Sim, duplicou a sua representação parlamentar e subiu mais de três pontos percentuais, mas não foi a alternativa viável e convincente escolhida pelos portugueses. Há muitos pontos em que concordo com o Bloco e com o Louçã, mas há também propostas e ideias que me parecem algo descabidas ou irrealizáveis, no estado em que estamos. O que é facto é que eles não conseguiram convencer os portugueses (nem sequer os mais jovens - sabemos que mais de 50% dos votos do CDS nos grandes centros urbanos vêm dos eleitores que votam pela primeira vez). Não digo que tenha sido um mau resultado, mas estava à espera de mais.
Quanto aos nossos amigos comunistas do arco da velha, o resultado é um sinal de que os tempos mudam e que as ideias se devem ajustar a essas mudanças. O discurso e as ideias do PCP tornaram-se obsoletos há muito - a URSS já passou à história e já tivemos tempo para concluir que não é, de longe, o modelo ideal. O comunismo é um sistema com que simpatizo, e se a CDU tivesse um discurso e propostas inovadores provavelmente até levaria o meu voto - mas, assim, não.

No geral, nem fiquei descontente com os resultados. Pareceram-me justos.
Dos partidos "médios", temos o CDS a ganhar de forma merecida, o BE com um bom resultado mas um aviso de que precisa de se esforçar ainda mais para a próxima, e a CDU com um sinal de que precisa de uma volta bem grande se não quer ficar esquecida.
O PS ganha e perde ao mesmo tempo, mas ao menos a Manuela não vai para lá. Teremos, então, políticas de continuidade, o que é bom para o país (que com o faz-desfaz do PS-PSD não se vai a lado nenhum). Não concordo com muitas das coisas que o Sócrates fez, mas o que é facto é que precisávamos de alguém com tomates para arriscar, para ao menos tentar fazer avançar o país.

4 comments:

Tiago Mendes said...

Boa análise aos resultados da noite eleitoral. Concordo que o CDS foi o grande vencedor da noite - ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 10% em legislativas. Mas também é verdade que esta subida do CDS, além do excelente trabalho de Paulo Portas (de todos os líderes o com o qual mais simpatizo - em termos pessoais, não obrigatoriamente de ideias), é devido à fraca campanha do PSD. Quem estava de pé atrás em votar em Manuela Ferreira Leite, virou-se para Paulo Portas. E bem fez, penso eu.

Alex said...

Honestamente nao vou muito com a cara do Paulo Portas, ainda sonho do dia em que o arrebentava todo com um pau com pregos ferrujentos na ponta...

Defenitivamente não vou nada com a cara dele nem da sua forma de agir, ao processo anterior descrito também era aplicavel á Manuela.

Eu acho que devia de haver um partido que o lider fosse ex-porn-star, ex-lutador de restling, esse sim ganharia maioria absoluta...

Francisco Norega said...

Eu também não vou com a cara dele, e nunca votaria no CDS muito menos com aquele gajo à frente, mas o que é facto é que ele e o partido fizeram por merecer este resultado.
Na minha humilde opinião :)

Quanto ao partido com um lider ex-porn-star e ex-lutador de wrestling... só se fosse do sexo feminino xD

Alex said...

Toda grossa, com carapinha cor-de-laranja, uma falha no corta-feno e uma enorme cicatriz em forma de X na face...

Só assim para completar xD

Um verdadeiro iman de votos!