Monday, October 26, 2009

Gripe A, porreiro pá!

Depois de ter ouvido boatos de que da vacina contra a Gripe suína podem advir efeitos secundários que poderão levar mesmo à morte, a recusa de um grande número de médicos e governantes a tomá-las apenas traz apenas veio reforçar a ideia que já desde há algum tempo se ia formando na minha cabeça.

É caso para dizer, não se morre da doença, morre-se da cura!
Eu cá prefiro morrer da doença, o que, sejamos coerentes, seria extremamente improvável, para um jovem da minha idade e não tão frágil assim.


[Já agora, os parabéns ao meu conterrâneo Boaventura de Sousa Santos, condecorado pelo Governo Brasileiro com a Gran-Cruz da Ordem do Mérito Cultural de 2009.

Por último, e por coincidência, uma ligação para um texto escrito, precisamente, por Boaventura de Sousa Santos - O Hipnotizador.]

5 comments:

Leto of the Crows - Carina Portugal said...

Viva a gripe A! xD

Anita said...

Ouvi hoje na rádio uma especialista na matéria (psicóloga/socióloga?, não tenho a certeza), dizer algo muito curioso: sempre que existe uma doença que causa pânico generalizado( quer por ser até então desconhecida, quer pela suposta gravidade), existirá sempre uma contra-reacção que se prende com a cura - as preocupações excessivas com o mal deslocam-se para uma desvalorização do mesmo e inerente rejeição das propostas científicas apresentadas pela comunidade médica. Ou seja... aquilo que pensamos ser a ausência de reacção é, na verdade, uma fase secundária desse mesmo processo! Acrescentava ainda que a sobrevalorização dos efeitos secundários da cura tinha directa relação com a velocidade a que as informações se difundiam pelos diversos meios de comunicação "leigos" na matéria (nomeadamente a nossa estimada blogosfera), sobretudo porque a rapidez a que se processa a difusão de dados científicos objectivos e correctos não a consegue acompanhar.

À luz desta teoria, não deixa de ser curiosa a euforia mediática que as vacinas contra a gripe H1N1 têm gerado...

mileneandreia said...

Uma médica também me disse que não não queria levar a vacina porque foi feita tão em cima do joelho que nem a testaram em condições. Há aqui um surto de gripe A na escola de enfermagem, não sei se sabes, acho que estão a pensar fechá-la e tudo. Uma rapariga de lá mora comigo e anda meio doente então isto está tudo em stress lá em casa xD E eu ando com a gripe (que por acaso é o meu nome de praxe xD)

Francisco Norega said...

Porreiro, pá! xD
Se apanhares a Gripe A avisa, que eu também quero! xD

Lia Silva said...

Eu 'trabalho' num hospital e decididamente NÃO quero levar a vacina................