Thursday, March 27, 2008

Ciclo CW - Politica em Portugal

Bom, agora no início vou optar por colocar algumas blogações que deixei no meu outro blog e que acho que podem ser interessantes.
Começo com uma muito confusa que provavelmente vos vai pôr na dúvida sobre continuar a ler este blog. Está mesmo confusa.
Enfim, aqui vai:

Pois é... venho aqui reclamar com os partidos. Não serei o primeiro, nem o último, mas sendo este um blog dentro de um forum, e ainda mais pouco conhecido, pode ser que passe despercebido e o Sócrates não mandem cá a casa ninguém para me espancar (pois, a mim não me podem despedir do emprego....).
Mas pronto, é o seguinte: hoje vinha no carro, a voltar para casa, com o rádio ligado quando ouvi algo como "É preciso unificar o PSD. A [orgão que controla lá o partido, do qual não sei o nome, tenho raiva a quem sabe, e não me interessa saber] não existe para o dividir, mas para o unificar". A minha pergunta é: Como unificar o PSD? O PSD e o PS são partidos que não têm uma ideologia definida, ou se têm 99% dos deputados/alistados nas suas fileiras não a sabem. São pura e simplesmente dois partidos de centro-direita e centro-esquerda. Mais nada. Os votos vão para eles pela sua história, e não pela ideologia. Quer dizer, também, mas cada vez há menos diferenças entre os dois partidos.
Então, se um individuo se alista no partido e não sabe muito bem sequer os seus objectivos como é que pode haver união? Eles alistam-se mas no final de contas devem ter imensas ideias diferentes, entre eles.
Partidos como o BE, PCP, PPM e CDS (este não sei muito bem), esses sim têm ideologias definidas, e não têm problemas de divisão do partido porque só lá está quem concorda.

Enfim, acabo por ficar sem saber se consegui transmitir o que queria... E duvido que muitas pessoas vão ler XD

14/03/2008

3 comments:

Ahriana Dracus said...

Concordo plenamente! Eles so sabem puxar a brasa a sardinha que vai para o bolso deles, so se lembram do resto do povo quando é para eleições, promessas muitas mas trabalho feito nada!

Paz!

Kerhex said...

Erm, em todos os partidos existem "facções" ó meu mafarrico.
No PS, por exemplo, tens a facção mais conservadora, mais á esquerda, virtualmente liderada pelo Manuel Alegre, e depois tens a facção que acha que se deve "meter o Socialismo na gaveta" (expressão dita por Mário Soares numa entrevista) esta éa facção que pretende "inovar".
No PSD tens também duas facções, uma que se aproxima da Direita e a outra do Centro.
O CDS é um caso raro, foi fundado pela mesma pessoa que fundou a minha Faculdade: Freitas do Amaral; era originalmente um partido de Centro (sim, só Centro, nem Esquerda nem Direita), infelizmente na altura os fascistas e nacionalistas não tinham partido a que se agarrar, e decidiram agarrar-se a este...Ainda hoje o CDS-PP é um partido cuja minoria, que btw constitui a liderança, é de Centro (com algumas excepções) e as bases do partido são de extrema-direita.
Os restantes partidos também padecem de algum tipo de divisão.
Abraço.

Francisco Norega said...

Ganda explicação :-D Obrigado. Essa do CDS não sabia. O que eu queria dizer é que muitos nem sequer sabem que ideologias gerais tem o partido a que pertencem. Dizer que é de esquerda ou de direita é muito abstracto.