Sunday, June 1, 2008

Yeshi or!

«Deus disse: "Faça-se luz!" E a luz foi feita.» Trocado por miúdos, nasceu o Universo - deu-se o Big Bang.
E por falar em Bang!, acaba de sair o número 4 da "Única Revista Portuguesa de [Literatura de] Aventura e Fantástico" (segundo eles, mas há mais, principalmente e-zines), editada em forma digital pela Saída de Emergência (uma das minhas editoras preferidas do momento).
Apesar de um mês e tal atrasada, chegou. E de que forma! Depois de 64 páginas nos primeiros três números (0, 1 e 2) e 88 no nº 3 (e primeiro em formato digital), neste último número somos presenteados com 104 páginas de puro fantástico :-)


Desta vez, lado a lado com excelentes escritores portugueses (Inês Botelho, entre outros) e brasileiros (Wolmyr Alcantara), aparecem os mestres Lovecraft, com o conto Ele, e Allan Poe, com Os Óculos. Miguel Garcia (que mantém o Chicago 1900) e Nuno Travesso estreiam-se por estas bandas e, com A Encomenda, Inês Botelho dá os primeiros passos na ficção curta, depois de ter escrito a trilogia O Ceptro de Aerzis e o Prelúdio.

José Manuel Lopes (autor de Fragmentos de Uma Conspiração) participa neste número com um' A Pintura Junto ao Mar e João Barreiros marca também presença na revista continuando o que começou em FANTASCOM (onde ele "satirizou" Filipe Faria [para não dizer "gozou" lol]), um conto de que não gostei especialmente mas que vou fazer um esforço para ler até ao fim, para poder dar uma opinião fundamentada.

A acompanhá-los temos Oberon, escrito pelo brasileiro Wolmyr Alcantara, do qual falarei mais à frente.


No lado da não ficção temos 3 artigos de 3 nomes incontornáveis do fantástico português: David Soares, Luís Filipe Silva e António de Macedo.

David Soares (autor d' A Conspiração dos Antepassados, entre outros - mantém O Sonho de Newton) classifica Grendel com 5 Estrelas. Este romance, em que John Gardner conta o épico de Beowulf do ponto de vista do anti-herói, chama por mim desde que saiu e este artigo só me fez ficar mais curioso. E fulo por não poder esbanjar todo o dinheiro do mundo em livros xD (De referir a mestria com que David Soares escreveu o pequeno artigo, conseguindo em pouco mais de uma página cativar, atrevo-me a dizer, qualquer leitor.)

António de Macedo (autor dos Contos do Androthélys e d' A Conspiração dos Abandonados, entre [muitos] outros), por sua vez, presenteia-nos com um artigo sobre Cidades Míticas, em que nos leva a caminhar pelos Jardins Suspensos da Babilónia, a sonhar com Zion (do Matrix) e a deambular pela maravilhosa Kadath, directamente saída do imaginário de Lovecraft. Há ainda espaço para a referência a Pasárgada, a Amaurotum (a capital da Nova Insula Utopia) e a Shangri-La (entre outras cidades míticas), assim como para uma abordagem sobre a misteriosa espiral logarítmica, a sua relação com a proporção divina e as suas manifestações na natureza.
Tudo isto numa escrita absolutamente deliciosa, coerente e fluída.

Por fim, podemos ler um artigo sobre a antologia Por Universos Nunca Dantes Navegados, da pena de Luís Filipe Silva (autor da GalxMente, de milhentas ficções curtas e do blog Efeitos Secundários).
Os textos sobre a quase nula produção de ficção ciêntifica e a difícil subsistência do género em Portugal, escritos num tom quase "penoso", apesar de os autores não serem em grande número, abundam. O início deste Antologias, Fantasias & Odisseias faz-nos adivinhar um artigo no mesmo registo mas o Luís rapidamente muda de assunto. Começa a falar, então, sobre uma antologia. Mas esta não é uma antologia qualquer - é a Antologia da Nova Literatura Fantástica em Língua Portuguesa, uma antologia que coloca lado a lado autores que escrevem desde ficção ciêntifica e surrealismo a realismo mágico e história alternativa, portugueses e brasileiros (e colocaria autores das comunidades lusófonas africanas e asiáticas se houvesse material de qualidade, certamente), sem fazer quaisquer distinções. Logo a seguir, o Luís Filipe Silva, que organizou a antologia com o Jorge Candeias, transporta-nos repentinamente para uma "realidade alternativa", falando-nos das "dores de parto" que teria sofrido se tudo isto tivesse acontecido há uma década.
Felizmente não aconteceu como o LFS relata - não houve necessidade de infindáveis horas ao telefone nem de dezenas de cartas trocadas para fazer o livro, tendo tudo sido tratado através da internet. No entanto, e apesar de todas as inovações trazidas pelo aparecimento da net, as mentalidades mantiveram-se (quase) inalteradas, ou seja, a receptividade das(os) editoras(es) em relação a projectos inovadores como este continua (quase) nula. E o que é que isto significa? Publicação de autor. É verdade, o LFS, para não deixar a meio este projecto, teve de recorrer a uma print-on-demand, que significou de antemão uma fraca visibilidade no mercado. O lançamento da obra foi bem conseguido, integrado na edição de 2007 do mais importante evento do fantástico em Portugal, o ForumFantástico, apesar de, de entre todas as possibilidades, ter ficado com o pior dia e hora (19h30 da 5ªfeira de abertura). Quanto a livrarias onde comprar já nem se fala - parece que o LFS conseguiu que o livro fosse colocado à venda numa livraria lisboeta mas, para além disso, nada - só encomendando pela lulu.com.
Mas nem tudo é mau - este conjunto de 14 contos vai estar à venda na banca da Saída de Emergência na Feira do Livro de Lisboa até dia 15 de Junho. Ou seja, são 11 contos (e noveletas) excelentes por menos de 17€ (é provável que o preço ronde os 13,5€, caso tenha os habituais 20% de desconto) - 11, pois 3 dos 14 não são nada de especial (e um deles é péssimo, na minha opinião).
E agora voltando à revista (já vos devo ter dado seca suficiente lol), é a altura ideal para falar de Oberon, o conto de Wolmyr Alcantara presente na Bang! em representação da antologia. Não creio que seja dos melhores - na verdade, de entre os 11 contos bons, não o colocaria nos primeiros 6 - mas é agradável de ler, mesmo para aqueles a que o brasileiro escrito pode fazer um pouco de confusão (como eu), e a história é boa. (E é uma escolha que sempre dá um ar mais internacional à Bang!.) Se não ficaram suficientemente convencidos com este meu paleio todo dêem-me o beneficio da dúvida e dêem uma olhadela ao conto. É fácil, é grátis e... é bom. Depois considerem que há vários contos melhores (na minha opinião) e pensem em comprar o livro =P Iniciativas destas precisam de vingar no panorama português, para ver se se começa a criar uma estrutura forte e estável no mercado editorial para os livros do género.

Podem fazer download e ler a revista aqui.


E fico-me por aqui, com a promessa de vos chatear mais um bocado quando ler todos os contos publicados na revista. lol

2 comments:

Pedro said...

Olá, Francisco!

Já estava há algum tempo para vir ao teu blog, mas a verdade é que o tempo não me deu a oportunidade para explorar. Por isso, desta vez comento.

Já fiz o download da revista, que me encanta e me enche. Os contos estão muito bons, embora não tenha lido ainda todos.

Então é essa a antologia, hem? Não a comprei na Feira porque não voltei lá, o que é uma pena =(. Ficou anotado o nome da antologia, se por acaso a conseguir adquirir não hesitarei muito.

Excelente poste dedicado à literatura fantástica ;)

Um grande abraço

P.S.: Já agora... Yeshi or! - A Fórmula de Deus =X
;)

Francisco Norega said...

Olá!

Antes de mais, obrigado pela visita e pelo comentário! Estava a ver que ninguém comentava um dos posts que me deu mais prazer escrever (senti-me 'um peixe dentro de água' xD).

Quanto à antologia, penso que na feira também não teve grande "sucesso", mas de qualquer forma está disponivel para envio por correio, com desconto e sem custos de envio. Dá uma olhadela em http://universos.tecnofantasia.com/cgi-bin/tfmaint.cgi.

Abraço e boas leituras ;-)


PS: LooooL Exactamente! Isso dá material para outro post =P