Tuesday, February 24, 2009

Óscares

Ontem foi um daqueles raros dias em que tive pena de não ter televisão.
Em 99% do tempo, a televisão serve apenas para nos roubar tempo útil e para nos tornar mais facilmente manipuláveis. E é por isso que, cá em casa, o televisor serve apenas para ver filmes - nem sequer os 4 canais temos. O que não impede que tenhamos uma vida normal, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, quando descobre isto xD
De facto, a maior parte das coisas verdadeiramente importantes podem-se ver na net, em directo ou posteriormente (no youtube ou assim).

Ontem eu queria mesmo ver os Óscares. Um evento cultural extremamente importante que é transmitido em território nacional pela TVI que, curiosamente, não tem emissão em directo na Internet -.-' Mas pronto, sempre há os canais internacionais. Aselhice minha ou não, o único site onde consegui encontrar a emissão em directo da cerimónia dos Óscares foi o da CNN, que na altura devia estar sobrecarregado porque não conseguia ver mais de 10 segundos sem ter de fazer refresh.
Não é a mesma coisa, mas tive de optar por um Live text (actualizado quase de minuto a minuto) feito por um jornalista da BBC.
Fiquei com pena de não ter visto a cerimónia. Pelo que li, foi algo fantástico e muito original.


Estava era à espera de mais para O Estranho Caso de Benjamin Button. Quer dizer, 3 óscares já não é nada mau, mas tinha 13 nomeações... No entanto, do pouco que vi e conheço do filme, os óscares para Melhor Caracterização, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Direcção Artística foram merecidos. Bem merecidos.
Não é pêra doce fazer um filme com tal premissa. E a forma como fizeram a evolução da personagem de Benjamin (desde uma criança velha, estranha, até um Brad Pitt jovem, na flor da idade, mas... de idade avançada [xD], passando por um Brad Pitt velho de corpo mas jovem de espírito) foi algo fantástico.
Estava à espera de mais, sim, mas não acho que tenha sido injusto. Já há algum tempo que estou em pulgas para ir ver o Benjamin Button, mas depois de ler (-.-') a Cerimónia, o Slumdog Millionaire passou a ser o primeiro filme a ver assim que puder. Arrecadando 8 estatuetas (Melhor Filme, Melhor Director, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Banda-Sonora Original, Melhor Edição, Melhor Canção Original e Melhores Efeitos Sonoros), ficou a lado de Até à Eternidade, Há Lodo no Cais (não conhecia estes dois...), E Tudo o Vento Levou, My Fair Lady, Gandhi, Amadeus e Cabaret. E atrás apenas de Titanic, Ben-Hur, O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei (com 11), Amor Sem Barreiras (com 10, outro que desconhecia), Gigi, O Paciente Inglês e O Último Imperador (com 9).
Muito bom, presumo.

Merecedíssimo é o Óscar póstumo de Melhor Actor Secundário que foi para o Heath Ledger. The Dark Knight foi, para mim, um dos melhores filmes de 2008. Graças, em grande parte, ao desempenho do Ledger no papel de Joker. Um desempenho genial.
Pode-se dizer que acabou em grande.

Um pouco despropositada, na minha opinião, foi a nomeação de Viola Davis para Melhor Actriz Secundária, pelo seu desempenho em A Dúvida. Fui ver este filme há uma semana e meia e tem um argumento excelente e uns actores 5 estrelas, mas a Viola Davis aparece no filme durante 10 minutos, se tanto. E não faz nada assim tão de especial.
Quer dizer, na minha opinião, o filme não é, em si, nada de especial. A nomeação da Meryl Streep e do Philip Seymour Hoffman para, respectivamente, Melhor Actriz e Melhor Actor Secundário, até têm lógica, mas... a Viola? Na.

Do resto dos nomeados, acho que só vi o Wanted, nomeado para Melhor Som e Melhores Efeitos Sonoros (qual é que é mesmo a diferença? xD). Acredito que tenha um bom som (não me lembro xD), mas não acho que seja motivo para Óscar. E os senhores da Academia concordam comigo xD


Acho que me alonguei demasiado... x]



PS: Em relação aos Filmes Estrangeiros, estou curioso em relação ao Valsa com Bashir desde que li este post. A ver se compro o DVD, quando sair.

10 comments:

Anonymous said...

está muito porreiro! Acho que, pa quem não viu os oscares, aqui diz tudo. É um bocado extenso, mas também aquela cena demorou mesmo muito...
Quanto aos comentários, concordo plenamente e acho que tens muito jeito pa isto. :D
E quanto aquilo de ir ver o filme, pos inícios de Março vamos ver um deles ao cinema! xD
Continua a escrever rapaz. A sério! :)

Francisco Norega said...

Obrigado!

;)


E está combinado. Quanto mais não seja, no meu aniversário :P

Célia said...

Acho graça não teres tv :)
Quer dizer, na minha casa existem 3. É muito raro alguma se ligar por minha iniciativa, porque as únicas coisas que gosto de ver na tv - séries ou filmes - prefiro vê-los à minha medida, sem me sujeitar a horários. Mas não moro sozinha, portanto...
De qualquer modo, vi a cerimónia em directo e gostei bastante, apesar de ter visto poucos dos filmes nomeados (Wall-E, The Dark Night e pouco mais). Valeu a pena!

Francisco Norega said...

:D
Nós já tive duas, mas concluímos que aquilo só roubava tempo :P

Em relação aos filmes animados, vi o Kung-Fu Panda e o Bolt. São engraçados xD

Leto of the Crows - Carina Portugal said...

Muito bem, bastante esclarecedor ^^
Eu nunca vi os Óscares na vida, a minha mãe não me deixa xD E acho que isto é ainda pior do que dizer que não se tem televisão, tendo em conta a minha idade =P

Francisco Norega said...

Ooooh =( Porque é que a tua mãe não te deixa? Acho que as moças nem estavam assim tão descascadas xD

Bubulindo said...

Tenho a certeza que se visses mais televisão terias dado mais erros a escrever. ;)

Creio que aselhice não existe e será azelhice que te referes... mas tu é que és o génio! ;)

Deixei de visitar isto por uns tempos porque deixaste de escrever! :P Não repitas a proeza! :P

Francisco Norega said...

H2,
"Tenho a certeza que se visses mais televisão terias dado mais erros a escrever. ;)

Creio que aselhice não existe e será azelhice que te referes... mas tu é que és o génio! ;)"
Não sei se estavas a ser irónico ou não quanto à primeira parte, mas quanto a aselhice, também tive essa dúvida. No entanto, é mesmo assim que se escreve, pelo menos de acordo com a infopedia e o Dicionário Houaiss, o mais completo dicionário da Língua Portuguesa pré-Acordo Ortográfico.
;)

"Deixei de visitar isto por uns tempos porque deixaste de escrever! :P Não repitas a proeza! :P"
Prometo! :P

anaaaatchim! said...

Eu vi eu vi!! Metade em directo, e metade em diferido, porque já estava a ficar com uma soneira, que deixei a gravar (a idade pesa =P)

O único filme que vi, foi o "Dark Night", e obvio que não poderia concordar mais com o óscar de Ledge. Mas ainda assim esperava mais de "Benjamin"... o "Slumdog" foi mesmo uma surpresa, e se eu já tinha vontade de o ver, agora fiquei com muito mais... apesar de eu achar sempre um pouco triste que o grande vencedor dos óscares não tenha os premiados para Actor e Actriz, mas enfim, não se pode ter tudo, e pelos vistos dinheirinho era coisa que eles tinham pouco para arrancar com o projecto =)

Francisco Norega said...

Ah, não me façam inveja! :P
Mas pronto, eu é que não tenho paciência para ver a cerimónia no youtube xD

Mas sim, é algo fantástico como um filme com um orçamento tão baixo conseguiu arrecadar 8 Óscares =D