Friday, February 27, 2009

Poe

Aproveitando o bicentenário do nascimento de Edgar Allan Poe, o Círculo de Leitores lançou uma edição completa dos seus contos.
Nos dois volumes, a 39,96€ cada, estão reunidos os 69 contos da pena do Mestre do Fantástico. Com tradução do inglês por J. Teixeira de Aguilar (responsável também pela tradução de "Histórias Extraordinárias", na publicação da Europa-América), a Círculo de Leitores apresenta-nos uma edição de luxo, com capa dura e ilustrações deliciosas (como as que podem ver nas imagens ;)).
Não conheço bem a sua Obra, mas faço tenções de passar conhecer nos próximos tempos. Já mandei vir! =)


Também por ocasião dos dois séculos desde que o autor veio ao mundo, vai-se realizar na Flul um Colóquio intitulado "Poe e Criatividade Gótica". De entre os oradores convidados encontram-se alguns nomes possivelmente vossos conhecidos, como David Soares, António de Macedo e Luís Filipe Silva, bem como Gonçalo M. Tavares e José Luís Peixoto, ambos a confirmar.
Infelizmente, este colóquio realizar-se-á dias 18, 19 e 20 de Março (quarta a sexta), pelo que não poderei sequer em pensar ir xD


[Sites consultados:
* BiblioWiki
* Poe e a Criatividade Gótica / Poe and Gothic Creativity]

Wednesday, February 25, 2009

Nora Roberts

Apenas li dois livros dela, e não desgostei. Não faz o meu género, é certo, mas tem tido uma grande aceitação no público feminino.
A Saída de Emergência (uma das minhas editoras preferidas) quer espalhar por toda a Internet o catálogo das obras da autora. E porque não ajudar? Afinal, não custa nada ;)
Aqui têm:

(clicar na imagem para ver o catálogo PDF)

Tuesday, February 24, 2009

Óscares

Ontem foi um daqueles raros dias em que tive pena de não ter televisão.
Em 99% do tempo, a televisão serve apenas para nos roubar tempo útil e para nos tornar mais facilmente manipuláveis. E é por isso que, cá em casa, o televisor serve apenas para ver filmes - nem sequer os 4 canais temos. O que não impede que tenhamos uma vida normal, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, quando descobre isto xD
De facto, a maior parte das coisas verdadeiramente importantes podem-se ver na net, em directo ou posteriormente (no youtube ou assim).

Ontem eu queria mesmo ver os Óscares. Um evento cultural extremamente importante que é transmitido em território nacional pela TVI que, curiosamente, não tem emissão em directo na Internet -.-' Mas pronto, sempre há os canais internacionais. Aselhice minha ou não, o único site onde consegui encontrar a emissão em directo da cerimónia dos Óscares foi o da CNN, que na altura devia estar sobrecarregado porque não conseguia ver mais de 10 segundos sem ter de fazer refresh.
Não é a mesma coisa, mas tive de optar por um Live text (actualizado quase de minuto a minuto) feito por um jornalista da BBC.
Fiquei com pena de não ter visto a cerimónia. Pelo que li, foi algo fantástico e muito original.


Estava era à espera de mais para O Estranho Caso de Benjamin Button. Quer dizer, 3 óscares já não é nada mau, mas tinha 13 nomeações... No entanto, do pouco que vi e conheço do filme, os óscares para Melhor Caracterização, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Direcção Artística foram merecidos. Bem merecidos.
Não é pêra doce fazer um filme com tal premissa. E a forma como fizeram a evolução da personagem de Benjamin (desde uma criança velha, estranha, até um Brad Pitt jovem, na flor da idade, mas... de idade avançada [xD], passando por um Brad Pitt velho de corpo mas jovem de espírito) foi algo fantástico.
Estava à espera de mais, sim, mas não acho que tenha sido injusto. Já há algum tempo que estou em pulgas para ir ver o Benjamin Button, mas depois de ler (-.-') a Cerimónia, o Slumdog Millionaire passou a ser o primeiro filme a ver assim que puder. Arrecadando 8 estatuetas (Melhor Filme, Melhor Director, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Banda-Sonora Original, Melhor Edição, Melhor Canção Original e Melhores Efeitos Sonoros), ficou a lado de Até à Eternidade, Há Lodo no Cais (não conhecia estes dois...), E Tudo o Vento Levou, My Fair Lady, Gandhi, Amadeus e Cabaret. E atrás apenas de Titanic, Ben-Hur, O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei (com 11), Amor Sem Barreiras (com 10, outro que desconhecia), Gigi, O Paciente Inglês e O Último Imperador (com 9).
Muito bom, presumo.

Merecedíssimo é o Óscar póstumo de Melhor Actor Secundário que foi para o Heath Ledger. The Dark Knight foi, para mim, um dos melhores filmes de 2008. Graças, em grande parte, ao desempenho do Ledger no papel de Joker. Um desempenho genial.
Pode-se dizer que acabou em grande.

Um pouco despropositada, na minha opinião, foi a nomeação de Viola Davis para Melhor Actriz Secundária, pelo seu desempenho em A Dúvida. Fui ver este filme há uma semana e meia e tem um argumento excelente e uns actores 5 estrelas, mas a Viola Davis aparece no filme durante 10 minutos, se tanto. E não faz nada assim tão de especial.
Quer dizer, na minha opinião, o filme não é, em si, nada de especial. A nomeação da Meryl Streep e do Philip Seymour Hoffman para, respectivamente, Melhor Actriz e Melhor Actor Secundário, até têm lógica, mas... a Viola? Na.

Do resto dos nomeados, acho que só vi o Wanted, nomeado para Melhor Som e Melhores Efeitos Sonoros (qual é que é mesmo a diferença? xD). Acredito que tenha um bom som (não me lembro xD), mas não acho que seja motivo para Óscar. E os senhores da Academia concordam comigo xD


Acho que me alonguei demasiado... x]



PS: Em relação aos Filmes Estrangeiros, estou curioso em relação ao Valsa com Bashir desde que li este post. A ver se compro o DVD, quando sair.

Friday, February 20, 2009

Tertúlias Fantásticas

Houve um tempo em que, nas principais cidades portuguesas, havia uma intensa actividade cultural. Teatros e espectáculos dos mais variados tipos inundavam as ruas das grandes cidades. Teatro, espectáculos e tertúlias.
Tertúlias... deixo esta melodiosa palavra ressoar na minha mente.
Imagino-me a sair de casa e dirigir-me para um qualquer café na baixa de Coimbra, para discutir literatura, política ou outro qualquer tema. Discutir, ou ouvir discutir. Pois para sabermos opinar de forma coerente, convém primeiro saber ouvir.
Imagino como seria fantástico poder fazer isso.

Há décadas que esta actividade está morta em Portugal, em parte devido à falta de liberdade de expressão durante o Estado Novo, em parte devido aos mass media.

Mas agora esta actividade está a voltar. Lentamente, mas está a voltar.
Se participar numa qualquer tertúlia seria fantástico, então participar uma tertúlia sobre o Fantástico seria... soberbo! Mas agora, graças a Rogério Ribeiro, isto já não é apenas uma fantasia.
Editor da Bang! e da extinta Dragão Quântico (com vários artigos publicados nestas revistas), tradutor, escritor, co-fundador e presidente da Épica (Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes) e organizador do Fórum Fantástico, Rogério lançou, com Sandra Rosa, a Tertúlia Noite Fantástica. Não é semanal, não, nem mensal. Espero que um dia se realize mais amiúde, mas por agora acho que a periodicidade bimensal é bem boa =)
Estas tertúlias deverão consistir num jantar e num resto de noite muito bem passada. E, em cada edição, será também distribuído um número do Pasquim Fabulástico, uma nova fanzine também da responsabilidade de Rogério Ribeiro. Podem ler o primeiro número aqui.
A primeira edição (aberta ao público em geral) desta Tertúlia realizar-se-á já daqui a uma semana, no Campo Pequeno, num restaurante a definir. As inscrições acabam amanhã ;)

Para mais informações, consultar o blog oficial.

Sunday, February 15, 2009

2008 em Leituras [III]

E eis que chega o terceiro e último post referente às minhas leituras de 2008.
Carbono Alterado e A Oeste do Éden foram dois livros excelentes que li no ano passado. No entanto, existem mais uns quantos, tão bons quanto estes, que merecem referência.

Refiro-me, por exemplo, às Crónicas do Gelo e do Fogo, de George R. R. Martin. Li os 6 livros deste autor publicados em português pela Saída de Emergência e, digo-o sem pensar duas vezes, é a melhor fantasia medieval que li desde O Senhor dos Anéis. Enquanto que Robert Jordan, com a saga A Roda do Tempo (Bertrand), traz mais do mesmo à fantasia, Martin revoluciona completamente o género.
Em O Olho do Mundo, que também li este ano, Jordan conta-nos uma história em que, apesar de os paralelismos não serem tão claros quanto isso, tudo nos sabe a mais do mesmo. Ainda que o faça com uma escrita soberba, e consiga cativar, não traz nada de novo ao género, ao contrário de Martin. Em A Song of Ice and Fire (fica muito mais bonito em inglês :P), somos arrebatados para um completamente novo modo de contar histórias.


Martin apresenta-nos um mundo coeso, complexo mas cheio de sentido. E, fugindo ao sentido do Bem e do Mal, apresenta-nos todos os pontos de vista possíveis e imaginários. Enquanto que em quase todas as obras de fantasia temos uma jornada do Bem contra o Mal, nesta saga temos "apenas" uma miríade de personagens, humanas, cheias de defeitos e qualidades como todos nós. Personagens que lutam pelas suas causas, que nos podem parecer mas mais ou menos justas, mas todas elas correctas, do ponto de vista de cada um.
Faz-nos pensar na subjectividade da Razão, da justiça, e tudo mais. E de como tudo é facilmente manipulável, ainda mais no nosso mundo, com os mass media (hei-de escrever um post sobre isto dentro de algumas semanas).

Mas como a vida não é só fantasia, gostaria de referir também o Planisfério Pessoal, do português Gonçalo Cadilhe, um livro que me emprestou um grande amigo meu de quem, parece-me, me estou a afastar.
Mas continuando... Gostei imenso deste livro porque, através de uma volta ao mundo por terra e por mar, este viajante português dá-nos a conhecer imensas culturas, em toda a sua simplicidade e esplendor. De civilizações extremamente pobres no Oriente e na América Latina aos países ricos do ocidente, Gonçalo Cadilhe leva-nos a conhecer os problemas sociais de cada povo, mas também as suas felizes forma de vida.
Em pequenas crónicas escritas num português fluido, o autor faz-nos viajar por (quase) todo o mundo.
Aconselho. ;) Apenas tive pena que ele não tenha visitado África. :/

E pronto, acho que foi tudo. Já tenho dois livros deste ano de que vos quero falar. A seu tempo :P


Até à próxima ;)