Friday, March 19, 2010

good bye, lenin!




Amanhã, Limpar Portugal. Um pequeno gesto, mas com muitos pequenos gestos poderemos contribuir para um mundo melhor.


Hasta la victoria, siempre!

6 comments:

Anita said...

Não tinha a certeza se irias gostar do filme tanto como eu. Acho que é, sem dúvida, uma obra prima de cinematografia e humanidade.
Os sistemas económicos explorados numa óptica de valores e esperanças, lembrando-nos de que muitas vezes a quimera de uma sociedade perfeita é a raiz dos maiores erros...
Do Muro sobram pedaços e histórias que se dividem entre a "ocidentalização" (e o sucumbir aos pés de um capitalismo muito pouco humano) e o "socialismo" (que de tão social emitia ordens de fogo sobre todos - mulheres e crianças incluidas - que de alguma forma tentassem cruzar o muro na procura de um mundo diferente). Qual o bom e qual o mau? Eu fico do lado da escolha - do lado da liberdade de valores e da possibilidade de luta. Do lado de ser e pertencer onde quiser...

Bruno Góis said...

Olá Francisco, (Olá Anita), Vejo que também gostas do Goodbye, Lenin! Uma das minhas partes preferidas é aquela que citamos no blog http://adeuslenine.blogspot.com/2010/03/teste.html. Este filme inspira-nos na luta por um socialismo que só existe com liberdade e para a liberdade. Bem podem dizer que é utópico ou ingénuo. Mas ingénuas são as pessoas que acreditam que podemos continuar neste ritmo de destruição da humanidade e do ambiente em nome do lucro de alguns. Sobre história da idade que vi nos comentários, olha sei o que isso é. Mas repara que são dois jovens de 23 anos (agora 24) que escrevem o artigo "Que fazer (com Lenine)?" que encontras a partir deste link http://www.acomuna.net/content/view/317/35/ . No blog nem todos concordamos com esta perpectiva mas todos lutamos pela liberdade e pelo Socialismo. Vai aparecendo!

Francisco Norega said...

Olá Bruno,
«um socialismo que só existe com liberdade e para a liberdade.»
Não poderia estar mais de acordo. Socialismo implica liberdade, é algo inquestionável.

Bruno Góis said...
This comment has been removed by the author.
Bruno Góis said...

Francisco, Quando puderes vê o tal artigo "Que fazer (com Lenine)?" disponível na revista que encontras neste link http://www.acomuna.net/content/view/317/35/ . Depois diz-me o que achaste do artigo. Pode ser?
Um abraço,
Bruno

P.S.: se quiseres usa antes o meu mail brunodegois@gmil.com

Francisco Norega said...

Já li o artigo. Achei-o muito interessante, e concordo, se não totalmente, em quase tudo. Bom trabalho ;)