Monday, November 22, 2010

Apelo à Greve dos Estudantes a 24 de Novembro


O Governo e os sucessivos PECs a que se junta, agora, um Orçamento de Estado deplorável vêm atacando de forma cada vez mais gritante a nossa sociedade. O fosso entre os ricos e os pobres alarga-se a cada dia que passa - vêem-se pessoas a perder o emprego, os subsídios e os abonos ao mesmo tempo que os bancos continuam a gozar de regalias enormes (imposto de 5%, enquanto as empresas normais são taxadas a 25%) e que os gestores públicos ganham dezenas e dezenas de milhares de euros.

Contra toda esta austeridade hipócrita foi convocada uma Greve Geral para dia 24 de Novembro. Mas esta greve geral não deve ser só para os trabalhadores, pois não são só eles que são afectados por estas medidas. Também nós, estudantes, somos afectados (e de que maneira!) directa e indirectamente.

O Ensino está cada vez mais caro - não só pela subida de propinas e dos preços dos vários serviços, mas também pela diminuição da acção social, que deveria permitir que toda a gente frequentasse o Ensino, independentemente de qualquer factor financeiro. Isto já se vê nos vários níveis de ensino:
- no Secundário, o Governo prepara-se para cortar as contribuições para os passes de transportes públicos, e a privatização das escolas originará certamente o aumento dos preços dos vários serviços.
- no Superior, as propinas sobem cada vez mais e, ao mesmo tempo, há cada vez menos acção social - milhares de estudantes perderam, este ano, bolsas de estudo, e deixarão de estudar por isso.
ONDE ESTÁ A JUSTIÇA E A GRATUITIDADE DO ENSINO?

Há cada vez menos dinheiro para o Ensino, o que se traduz em piores condições materiais e humanas em todos os níveis de Ensino.
PORQUE NÃO HÁ DINHEIRO PARA A EDUCAÇÃO, QUANDO SE GASTAM MILHÕES A AJUDAR OS BANCOS E A FINANCIAR GUERRAS?

Há cada vez menos condições para os professores, tanto no básico, como no secundário, como no superior. Aulas de Substituição e Planos de Recuperação (no Secundário), remunerações desadequadas, uma enorme carga horária e montes de burocracia sobrecarregam as vidas dos professores.
SE OS PROFESSORES NÃO ESTÃO SATISFEITOS, COMO PODEMOS TER UM ENSINO DE QUALIDADE?

Todos os anos, as famílias compram livros para os filhos, gastando muitas vezes centenas de euros e desferindo um rude golpe ao meio ambiente, quando os livros poderiam ser reaproveitados de ano para ano.
ONDE ESTÁ A GRATUITIDADE DO ENSINO? E A RESPONSABILIDADE ECOLÓGICA?

O desemprego nos jovens atinge os 20% e, dos trabalhos que há, 9 em cada 10 são precários.
QUE FUTURO ESTÁ A SER PREPARADO PARA NÓS?


Um ataque tão feroz e tão geral só pode ser combatido por toda a gente que está a ser afectada, UNIDA.Os problemas do Ensino Superior também interessam aos Estudantes do Secundário, pois somos nós que lá vamos estar daqui a uns anos. E os problemas dos trabalhadores também interessam aos estudantes no geral, pois nós seremos os trabalhadores de amanhã!Apenas uma resposta conjunta a estes ataques pode conduzir a uma vitória. Lutemos, juntos!

No comments: