Sunday, November 14, 2010

Carta Aberta a Helena Pereira e Sónia Graça - Alguém vos ensina a fazer jornalismo decente?

Fui dar de caras com uma notícia por vós escrita, no SOL, relativamente a "desordeiros internacionais na cimeira da NATO" e fiquei deveras embasbacado com a falta de qualidade no jornalismo que apresentam.

Primeiro que tudo, o Black Bloc não é um grupo, mas uma táctica de acção - violenta, é verdade. No entanto, não misturemos alhos com bugalhos. É absurdo falar-se de violência quando se fala da War Resisters' International e da Bombspotting. São organizações que levam a cabo inúmeras acções de desobediência civil mas renunciando, sempre, à violência. Desafio-vos a encontrarem exemplos de acções violentas dessas organizações.

Do ICC (International Coordinating Comittee No To War-No to NATO) fazem parte, para além da PAGAN e da War Resisters' International, o Conselho Mundial da Paz e a Esquerda Europeia, entre muitas outras organizações. Esta rede tem uma história ainda muito curta mas de uma conduta exemplar no que toca ao respeito dos Direitos Humanos e, obviamente, à não-violência (o que já não se pode dizer de grande parte dos governos europeus, dos EUA e da NATO). As suas acções de desobediência civil marcam-se não só por não atentarem contra a vida humana, mas também por, posicionando-se contra a NATO, tentarem evitar que ela seja desrespeitada em lugares como o Afeganistão e os Balcãs.

Por tudo isto, Helena Pereira e Sónia Graça, penso que o menos que podem fazer é assumir publicamente os erros por vós cometidos neste artigo, mostrando a verdadeira realidade que envolve os protestos contra a NATO, e não criando de forma sensacionalista o pânico entre a população portuguesa.


Esta carta será publicada e divulgada em diversos meios de comunicação independente, para que o máximo de pessoas comece a ficar alerta para estas situações de parcialidade e de crassa falta de qualidade no jornalismo português.

Francisco Norega



NOTA: O artigo pode ser visto em http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=4186.

1 comment:

Unknown said...

Falta um post a referir o triste papel da PSP, CGTP e BE durante a manifestação contara a cimeira da OTAN em Lisboa.

O POVO TEM MEMÓRIA...