Thursday, April 15, 2010

O Estado Laico

É engraçado como um estado, teoricamente laico, celebra feriados religiosos (celebra feriados religiosos, que é como quem diz, católicos). Mais, é engraçado como num estado laico, para além de se celebrar feriados de cariz religioso (isto é, católico, e somente católico), é conferida tolerância de ponto aos trabalhadores de função pública em dia de visita de um representante máximo de uma religião, curiosamente a Igreja Católica.
É verdadeiramente gratificante ver que o Estado em que vivemos é realmente laico.

Nas vindas do Dalai Lama é que podia ser conferida tolerância de ponto. Ao menos esse metia algumas ideias de jeito na cabeça dos portugueses.

9 comments:

debbie clementine said...

É completamente injusto para quem tem outras crenças, que é o meu caso. É por estas e por outras que não andamos para a frente.


E só agora é que reparei que aquilo dos free hugs foi no sábado passado, não acredito que não me lembrei, não acredito, não acredito -.- não estás bem a ver o meu grau de frustração.

Anita said...

Sobre este mesmo tempo (e com ideias bastante convergentes às por ti apresentadas neste post) escreveu Helena Sacadura Cabral no seu blog Fio de Prumo. Aqui deixo o link, para uma eventual espreitadela de quem esteja interessado:

http://hsacaduracabral.blogspot.com/2010/04/contradicao.html

:)

Francisco Norega said...

Débora,
Exacto.
E não te preocupes, terás mais oportunidades :)

Anita,
Já li, e gostei muito. Escreve bem, a senhora :)

Difas said...

grande puto.. temos que ir beber uma cha um dia destes... tou a gostar do que vejo

Francisco Norega said...

Obrigado, Difas :)
Estivesse eu em Lisboa e era já amanhã ;)

Kerhex said...

Ainda precisas de melhorar um pouco a tua ironia, não podes ser tão explícito. xD Mas sim, também estou a gostar do que vejo e fico contente por ver que, inconscientemente ou não, segues bastante os meus passos. =)

Francisco Norega said...

Qual o problema de ser explícito? xD

Obrigado, eu também fico contente :)

João Pereira said...

Para mim pode ser uma experiençia religiosa ver os metallica ( não são os "deuses do metal"?). e se eles cá vierem num dia de semana é feriado?

Francisco Norega said...

Isso é que dava um jeitão. E o B B King vem cá a Portugal, concerto de graça, mas é em tempo de aulas, e eu provavelmente não o posso ir ver! Trocava o dia do Papa por esse.