Sunday, May 25, 2008

Estou chocado

É verdade, estou chocadíssimo. E porquê? Porque estamos bem posicionados num estudo internacional. E não, não é um estudo do tipo "Países com maior taxa de analfabetismo".

Li o artigo na Edição do metro de quarta-feira (a hiperligação é para a edição lisboeta porque não está disponivel na net a nacional) que apanhei quando estava a entrar em coimbra na manhã de quarta-feira, para não varia atrasado para as muito interessantes aulas de educação física e não podia deixar de o comentar.

Passo a citar, então:

RELATÓRIO Portugal é um dos dez países mais pacíficos do mundo, segundo o último relatório do Índice Mundial da Paz divulgado ontem em Londres e que coloca no primeiro lugar a Islândia e no último o Iraque.
No índice, que avalia o pacifismo de 140 países e o seu nível de tranquilidade, Portugal aparece no sétimo lugar, a seguir à Irlanda e antecedendo a Finlândia.
Por ordem decrescente, os países menos violentos são, de acordo com o relatório, a Islândia, Dinamarca, Noruega, Nova Zelândia, Japão, Irlanda, Portugal, Finlândia, Luxemburgo
e Áustria.
“O mundo aparece ligeiramente mais pacífico este ano”, sublinhou num comunicado Steve Killelea, autor do índice.

“É encorajador, mas precisamos de pequenos passos feitos individualmente pelos países para que o mundo faça mais progressos no caminho da paz”, assinalou o filantropo australiano.


Quanto a mim, estou satisfeito pela classificação do nosso país no estudo. Quem não deve ter ficado contente é o Paulo Portas (e os submarinos que comprou para apagar os fogos).


De qualquer forma, este estudo parece-me um pouco... tendencioso. Israel em décimo? E o Iraque e o Afeganistão em 1º e 4º, respectivamente, sem os EUA no "top"? Que eu saiba para se fazer uma guerras têm de existir dois lados. E se é certo que não eram países muito calminhos antes, a intervenção militar dos EUA só foi agravar a situação. Já para não falar no facto de aqueles atrasados mentais terem bases militares espalhadas pelos 4 cantos do mundo.
Mas também não admira... Os Estados Unidos devem ter posto um gajo lá na chefia do Índice Mundial da Paz, por isso...
Ah!, e agora reparei noutra coisa... Onde está a China?

6 comments:

PayNe said...

Muito bem apanhado chefinho!! Realmente falam de todos os paises que ouvimos falar nas noticias mas aqueles que estao por tras das grandes comoçoes nao aparecem. A China entao devia aparecer e bem, porque o que eles querem nao se faz a ninguem nem a nenhum povo, especialmente o povo tibetano!

Mas este e o mundo em que vivemos, e muitas pessoas leem e calam....

Francisco Norega said...

Por acaso em relação à China e às atrocidades cometidas contra os tibetinos já estive para fazer um post, mas achei que uma imagem vale mais que mil palavras. E que imagem melhor que o cartoon do português Carlos Seco, que eu coloquei na barra lateral? Já agora, espreitem o site. ;-)

E em relação aos EUA, estou a magicar um post há algum tempo. Mas vai ser grandito =P


Obrigado pelas visitas ;-)

Kath said...

Acho que se referiram a violência nos países, e não dos países, e provavelmente é que o EUA não apareceram; há piores nesse sentido.

Francisco Norega said...

O que vi no artigo foram referências a países "pacíficos" e "violentos", e não com mais violência em território do país.
O estudo só pode ter sido comprado...

Kath said...

x) TU és pouco radical.

Francisco Norega said...

Pouquíssimo =P

lol