Friday, February 27, 2009

Poe

Aproveitando o bicentenário do nascimento de Edgar Allan Poe, o Círculo de Leitores lançou uma edição completa dos seus contos.
Nos dois volumes, a 39,96€ cada, estão reunidos os 69 contos da pena do Mestre do Fantástico. Com tradução do inglês por J. Teixeira de Aguilar (responsável também pela tradução de "Histórias Extraordinárias", na publicação da Europa-América), a Círculo de Leitores apresenta-nos uma edição de luxo, com capa dura e ilustrações deliciosas (como as que podem ver nas imagens ;)).
Não conheço bem a sua Obra, mas faço tenções de passar conhecer nos próximos tempos. Já mandei vir! =)


Também por ocasião dos dois séculos desde que o autor veio ao mundo, vai-se realizar na Flul um Colóquio intitulado "Poe e Criatividade Gótica". De entre os oradores convidados encontram-se alguns nomes possivelmente vossos conhecidos, como David Soares, António de Macedo e Luís Filipe Silva, bem como Gonçalo M. Tavares e José Luís Peixoto, ambos a confirmar.
Infelizmente, este colóquio realizar-se-á dias 18, 19 e 20 de Março (quarta a sexta), pelo que não poderei sequer em pensar ir xD


[Sites consultados:
* BiblioWiki
* Poe e a Criatividade Gótica / Poe and Gothic Creativity]

11 comments:

Poison Ivy said...

Que pena, Francisco, não teres oportunidade de ir. Eu já me inscrevi!

Carla Ribeiro said...

Aí está um belo investimento. Só pelas imagens parece magnífico... E como eu sou completamente fã da obra de mestre Poe... provavelmente também vou pensar nessa aquisição.

Carla Ribeiro said...

Aí está um belo investimento. Só pelas imagens parece magnífico... E como eu sou completamente fã da obra de mestre Poe... provavelmente também vou pensar nessa aquisição.

Francisco Norega said...

Poison Ivy,
Só se faltasse às aulas. Acho que a minha mãe não ia achar muita piada xD

Silent Raven,
e acho que fazes muito bem :D

Anonymous said...

Olá,

em nome da Comissão do Colóquio, venho agradecer o vosso interesse e divulgação, e esclarecer que as sessões, excepto o filme na Cinemateca, são abertas ao público, gratuitamente, ainda que mediante lotação das salas (onde, naturalmente, se garantirá primeiro entrada a quem paga...). A inscrição, além do filme, dá direito a programa social: recepções/beberetes, uma bebida no Incógnito... (onde, para quem não se inscreve, a entrada é mediante as regras da casa, mas também livre). Justamente, a ideia deste Colóquio é aproximar a Academia da Comunidade... não faria sentido, dentro do espírito da criatividade gótica, fazer pessoas pagar para enriquecer a discussão sobre o tema. Apareçam, portanto!

Francisco Norega said...

Obrigado pelo esclarecimento :)

Mas... então o que ganham as pessoas em inscreverem-se? xD

anaaaatchim! said...

Bolas.... 40 euros por volume, é puxado... Os tipos do Círculo de Leitores sempre foram muito careiros =(

(...e não, também não conheço a obra do autor, mas deve ser excepcional pelo que ouço aqui e ali)

Pedro said...

!!!

Como gostava de ter estes volumes...

Espero vir a ter a oportunidade. Gostei imenso do que já li de Poe!

Francisco Norega said...

anaaaatchim,

Mas é uma edição de luxo =D Tudo do melhor, e os contos todos. És capaz de ir arranjando uns aqui e ali, mas para arranjares todos talvez gastes mais :P E não ficas com uma edição como aquela. Com aquelas ilustrações fantásticas ^^

E pedro, depois digo o que achei :P

Anonymous said...

Dele apenas li a história "The House of Usher" pareceu-me fixe.

Anonymous said...

Hello,nice post thanks for sharing?. I just joined and I am going to catch up by reading for a while. I hope I can join in soon.